Os testículos inchados podem ser observados geralmente pelo próprio paciente, e esse sintoma exige muita atenção. Este sinal pode indicar algumas condições, como:
– Hérnia inguino-escrotal: hérnias podem surgir na região do abdômen, e uma delas chamada de hérnia inguinal caso não seja tratada, pode descer para o escroto pelo canal inguinal, provocando o inchaço. A hérnia deve ser rapidamente tratada, corrigindo o inchaço local.
– Varicocele: são varizes nos testículos que podem ser acompanhadas de sensação de peso, inchaço e dor no escroto. Pode ser recomendada a cirurgia para estes casos, principalmente se acompanhada de dificuldade em ter filhos e alterações no espermograma.
– Epididimite: inflamação do epidídimo, órgão que faz a ligação dos testículos com os canais que levam os espermatozóides para a uretra.
– Hidrocele: acúmulo de líquido dentro da bolsa testicular que envolve os testículos, deixando um lado maior do que o outro ou pode ser bilateral. Tratamento é normalmente cirúrgico.
– Torção nos testículos: acontece quando o testículo gira em torno do próprio eixo, estrangulando o fluxo sanguíneo, o que pode causar grave lesão isquêmica. Este é o caso mais grave, pois exige agilidade no diagnóstico e tratamento, feito com cirurgia para recolocar o testículo no local correto e retomar o fluxo sanguíneo.
– Câncer nos testículos: apesar de mais incomum, o câncer nos testículos causa um nódulo endurecido ou massa escrotal, geralmente em um dos testículos. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o tratamento e a evolução.
Fique atento e se observar o inchaço, agende sua consulta com um urologista o quanto antes!
Sobre o Dr. Rafael Malta
Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.