Reposição de testosterona: quando é indicada?

Reposição de testosterona

Hoje quero falar sobre a reposição de testosterona.
A reposição hormonal masculina é pouco debatida, mas começa a ser cada vez mais utilizada. Infelizmente, quando homens buscam alternativas para compensar o avanço da idade, não o fazem corretamente com indicação e tratamentos médicos adequados. Hoje vamos esclarecer quando a reposição hormonal é necessária.

Com a deficiência da produção de testosterona, ocorrida pelo avanço da idade, surge a necessidade de repor estes hormônios. Isso por causa do hipogonadismo, quando os testículos passam a produzir menos testosterona. Estima-se que cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos são diagnosticados com a patologia.

Para que a reposição seja indicada, é necessário que os níveis de testosterona estejam abaixo da média, que é de 230 ng/dL.

Quais são os sintomas da queda de testosterona?

  • Dificuldade de ereção
  • Falta de concentração e dificuldade em raciocinar
  • Diminuição do interesse sexual
  • Ganho de peso
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Diminuição da força e massa muscular

Quando realizar a reposição de testosterona?

Para que o diagnóstico seja feito corretamente, é muito importante que o paciente relate os sintomas, assim como sua rotina sexual e física. Nem sempre os exames de rotina devem ser somente um ultrassom, PSA e exame de toque retal. O diálogo com o médico tem como objetivo esclarecer possíveis patologias e, posteriormente,  buscar um diagnóstico correto, como exames de sangue para analisar os níveis de testosterona.

Dependendo do caso, a reposição hormonal de testosterona pode ser contínua, ou seja, por toda a vida. O tratamento, a ser avaliado, é medicamentoso, com injeções, de aplicação mensal-trimestral, ou ainda, nos formatos de gel, adesivo ou implante dérmico (chip). 
Os pacientes que fazem reposição hormonal devem ter um acompanhamento com urologista mais de perto, já que o risco de aumento da próstata e sintomas urinários podem aumentar, além de eventualmente o surgimento de tumores na próstata.

É importante ressaltar que a reposição deve ser feita apenas com prescrição médica. Não se automedique!

Leia também:

Cuidado com o uso de medicamentos sem prescrição

Disfunção erétil: existe tratamento?

Sobre o Dr. Rafael Malta

Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico. 

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email

A prevenção é o melhor remédio

Procure seu médico regularmente

Consultas com o seu médico podem prevenir o desenvolvimento de enfermidades, colaborando para a sua qualidade de vida e promoção da saúde

Contato

Telefone

(11) 3284.9195

Consultório

R. Teixeira da Silva, 54 - 11 - Bela VistaSão Paulo - SP, 04002-030

Envie uma mensagem

© Copyright 2020 Dr Rafael Maistro Malta

Desenvolvido por Evolua Doutor

Dr. Rafael Maistro Malta

CRM 146.737-SP | RQE 62290-SP
Professional positions:
Education:
can I help you

Contact

Phone

+55 (11) 3284.9195

whatsapp

+55 (11) 96074.8906

Location

Teixeira da Silva Street, 54 - 11 - Bela Vista, São Paulo - SP, 04002-030

Send a message