Uma das dúvidas mais comuns quando falamos sobre o tratamento cirúrgico para a próstata aumentada é sobre como isso pode afetar a vida sexual do paciente. A Hiperplasia Benigna da Próstata, como é chamada a patologia, atinge especialmente homens a partir dos 40 anos e pode causar alguns incômodos ou ser assintomática.
Quando existem sintomas, entretanto, estes não estão relacionados à disfunções sexuais. Além do aumento visível do tamanho da próstata, os sinais incluem principalmente problemas urinários, como demora para iniciar o jato urinário, necessidade de realizar mais esforço para isso e até a incapacidade de urinar.
Como citei acima, a próstata aumentada especificamente não causa disfunção erétil, a não ser quando ocorre uma compressão dos nervos responsáveis pela ereção. Mas, um homem com sintomas e a próstata muito grande, pode ter problemas de segurança e autoestima, dificultando a ereção.
Tratamento da próstata aumentada e saúde sexual
Existem diferentes tipos de tratamento para a Hiperplasia Benigna da Próstata.
Nem sempre a cirurgia será necessária e cada caso deve ser avaliado individualmente. Quando o tratamento é medicamentoso, pode haver alterações na libido do homem. Por isso, é importante conversar com o seu médico e esclarecer sobre todas as reações adversas possíveis.
Quando há indicação cirúrgica, a escolha da técnica irá depender do quadro de cada paciente. Atualmente, com técnicas cada vez mais avançadas e a evolução que a tecnologia proporciona para a medicina, as complicações relacionadas às disfunções sexuais são raras.
O risco de disfunção erétil em procedimentos para o tratamento da próstata aumentada é extremamente baixo. A prostatectomia robótica, por exemplo, é uma evolução e oferece maior precisão nos movimentos cirúrgicos, o que reduz consideravelmente os riscos de incontinência urinária e disfunção erétil, por exemplo.
Leia também:
Problemas sexuais que afetam o homem
Sobre o Dr. Rafael Malta
Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.