Doença de Peyronie: sintomas e tratamento

Doença de Peyronie

Você já ouviu falar na Doença de Peyronie? Também conhecida como curvatura peniana, é caracterizada pelo desenvolvimento de um tecido inflamatório no corpo cavernoso do pênis (placa fibrosa) que causa ereções curvas e dolorosas. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Urologia, o problema atinge cerca de 10% da população masculina em nosso país.

Apesar de ser mais comum em homens acima de 40 anos, o problema também pode acometer homens mais jovens. A doença desenvolve uma placa que dificulta a ereção, já que provoca distorções na forma e inclinação do pênis.

A doença de Peyronie não tem causa definida, mas pequenos traumatismos durante a relação sexual podem resultar na patologia, além de doenças reumatológicas, diabetes e outras causas que ainda são pesquisadas pela medicina.

Será que minha curvatura é normal?

É comum que o órgão masculino tenha algum tipo de curvatura quando está ereto, não sendo completamente reto. Na maior parte das vezes, é uma curvatura pequena, que não chega a apresentar desconfortos no paciente. Mas, na Doença de Peyronie, a curvatura é profunda, progressiva e geralmente acompanhada de dor, o que pode afetar a função sexual.

Para um diagnóstico preciso, é essencial consultar um médico urologista e relatar os sintomas.

Quais sintomas da Doença de Peyronie?

O principal sintoma é a curvatura acentuada e dolorosa do pênis, mas existem outros sinais, como:

• Dor e desconfortos
  • Diminuição do pênis
  • -Dificuldade em manter uma ereção satisfatória

Além de afetar fisicamente, a doença de Peyronie pode causar problemas de autoestima, prejudicando os relacionamentos e a saúde sexual. Desta forma, é essencial iniciar o tratamento com um médico urologista especializado.

Existe tratamento para a Doença de Peyronie?

Em alguns casos as placas somem de forma espontânea entre um e dois anos, porém, quando o problema persiste, alguns medicamentos podem auxiliar no tratamento, como aqueles que agem no metabolismo das células que produzem a fibrose.

Caso o tratamento medicamentoso não tenha bons resultados, o paciente pode ser recomendado para a cirurgia, seja para compensar o desvio, ou ainda, fazer a retirada da placa e implante de um enxerto no local da lesão. Em 90% dos casos os resultados são satisfatórios com a cirurgia, retificando o pênis sem comprometer a capacidade de ereção. Esse resultado depende da situação de cada caso.

Apesar de causar estranhamento, a doença de Peyronie é benigna, e mesmo sem tratamento não apresenta riscos para a saúde.

Importante

Vale ressaltar que sentir dor durante a relação sexual não é normal.Se você sente estes sintomas, procure um médico urologista o quanto antes.