Você, homem, já fez um check-up mesmo sem a presença de nenhum sintoma? Pois saiba que deve! De acordo com dados do Ministério da Saúde, são realizados seis vezes menos exames preventivos em homens do que em mulheres. Isso não significa que os homens têm uma condição de saúde melhor, pelo contrário. O impacto da falta de exames realizados interfere diretamente na saúde masculina.
Para que você tenha uma expectativa de vida maior e mais qualidade de vida, é importante ter em mente a importância da realização de exames preventivos. Uma boa métrica para saber quando você deve fazer seus exames é a sua faixa etária e seu histórico de saúde.
Em homens com mais de 40 anos, por exemplo, o ideal é realizar exames preventivos a cada dois anos. Mas caso você tenha alguma patologia comprovada na família – ou sintomas de alguma doença – é bom começar a partir dos 35 anos.
Mas quais são os exames que devo realizar?
Cito aqui, os preventivos mais importantes para a saúde masculina:
Exame de próstata: toque retal e medida sanguínea do Antígeno Específico da Próstata (PSA). Deve ser realizado todos os anos por todos os homens com mais de 50 anos de idade para diagnóstico de câncer de próstata.
Colonoscopia: exame feito para detectar e analisar toda a mucosa intestinal, feito por vídeo, para verificar se existem alterações ou feridas que podem evoluir para algum tipo de tumor. A Colonoscopia auxilia além do câncer, pois verifica se existe alguma doença inflamatória intestinal e outras patologias. Recomenda-se que seja feito a partir dos 50 anos de idade ou na presença de sintomas.
Autoexame testicular: esse você mesmo deve fazer em sua casa, a partir de qualquer idade. Você pode realizar durante o banho, inclusive, apalpando seus testículos para verificar se não existem alterações no tamanho, forma, endurecimento/nódulos ou dores na região escrotal. Caso você detecte alguma alteração, deve se consultar com o urologista.
Exame de sangue: faz parte de uma vida saudável a conferência dos seus níveis de glicose, perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos), ácido úrico, creatinina e hemograma completo. Também peça ao seu médico para realizar juntamente os exames para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), pois quanto antes verificadas as suas condições, melhor é a eficácia do tratamento.
Exame de urina: faça pelo menos uma vez ao ano, como parte de seu check up. É com o exame de urina que é possível investigar a presença de elementos anormais que possam indicar o desenvolvimento de doenças renais, assim como indícios de diabetes, infecções, cálculos e sangramentos.
Exames cardiovasculares: se houver suspeitas de problemas no coração ou se você tiver histórico familiar, é indicado um check-up completo para avaliar os fatores de risco relacionados a problemas cardíacos ou circulatórios. Pode ser feito a partir dos 40 anos, ou antes, se você estiver com algum sintoma. Os exames incluem a aferição da pressão arterial, teste ergométrico, eletrocardiograma, entre outros.
Agora que você já tem a lista dos exames, que tal marcar uma consulta com o seu urologista e cuidar do que importa? Você mesmo!
Sobre o Dr. Rafael Malta
Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.