Novembro Azul: por que precisamos falar sobre o câncer de próstata?

câncer de próstata

Novembro azul é uma mobilização que ocorre em diversos países para conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde. A ação é um alerta principalmente para a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de próstata, doença que representa a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil.

O Novembro Azul teve início em 2003 na Austrália e rapidamente o movimento se espalhou pelo mundo, trazendo à tona informações relevantes sobre as doenças que atingem a população masculina.

É importante falar sobre o câncer de próstata, especialmente com índices que ainda são altos: 42 homens morrem em decorrência da doença no mundo diariamente. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem 65.840 novos casos da doença.

Além dos números, outro fator relevante é a resistência da população masculina em ir ao médico. Pesquisas já indicaram que os homens são menos propensos a realizar as consultas e exames de rotina. Em um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens entrevistados nunca haviam ido ao médico urologista, por exemplo.

Isso só mostra a importância de falarmos sobre o assunto, esclarecer dúvidas e derrubar mitos. Por isso, vamos acompanhar a temática durante este mês com informações que auxiliem os pacientes a entenderem melhor o que é o câncer de próstata, prevenção, tratamento e mais. Vamos lá?

Primeiro, o que é a próstata?

A próstata é uma glândula com cerca de 20 gramas de peso, parecida com uma castanha. Fica abaixo da bexiga, e ajuda a produzir o sêmen, juntamente com as vesículas seminais. Faz parte, portanto, do sistema reprodutor masculino.

Como saber se tenho câncer de próstata?

No início da doença, não existem sintomas claros, por isso, os exames preventivos anuais são importantes.

Existem fatores de risco?

O histórico familiar sempre é um ponto de alerta, principalmente em parentes mais próximos, como pai, irmãos e tios. Além disso, pessoas de raça negra possuem mais chances. Outro fator importante é a idade, pois o pico de incidência do câncer de próstata é a partir dos 50 anos. 

E tem prevenção?

Só existe uma forma de prevenir a doença, que é o diagnóstico precoce, e isso acontece com a realização de exames anuais. Mesmo sem qualquer sintoma, a partir dos 45 anos, os pacientes masculinos devem consultar o urologista anualmente e fazer os exames, incluindo o toque retal, que é o teste que vai avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Caso necessário, também deverá ser realizado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Importante ressaltar que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, um exame indolor e que demora apenas 10 segundos.

Como tratar o câncer de próstata?

O tratamento vai depender de diferentes aspectos da vida do paciente, como condições físicas, estado de saúde, e expectativa de vida. Nos tumores de baixa agressividade o médico pode recomendar ainda a vigilância ativa, fazendo monitoramento da evolução da doença, e intervindo caso haja progressão.

Acompanhe por aqui no blog e também em minhas redes sociais conteúdos durante o Novembro Azul, e claro, se precisar, agende uma consulta.

Sobre o Dr. Rafael Malta

Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico. 

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email

A prevenção é o melhor remédio

Procure seu médico regularmente

Consultas com o seu médico podem prevenir o desenvolvimento de enfermidades, colaborando para a sua qualidade de vida e promoção da saúde

Contato

Telefone

(11) 3284.9195

Consultório

R. Teixeira da Silva, 54 - 11 - Bela VistaSão Paulo - SP, 04002-030

Envie uma mensagem

© Copyright 2020 Dr Rafael Maistro Malta

Desenvolvido por Evolua Doutor

Dr. Rafael Maistro Malta

CRM 146.737-SP | RQE 62290-SP
Professional positions:
Education:
can I help you

Contact

Phone

+55 (11) 3284.9195

whatsapp

+55 (11) 96074.8906

Location

Teixeira da Silva Street, 54 - 11 - Bela Vista, São Paulo - SP, 04002-030

Send a message