Apesar de ser na maioria dos casos assintomático, quase metade dos homens possuem HPV Genital. O HPV ou papiloma vírus humano é uma infecção sexualmente transmissível. Por conta da ausência de sintomas, muitos pacientes masculinos deixam a doença passar despercebida. Entretanto, mulheres podem ter lesões graves como câncer de colo de útero, além de câncer de ânus ou garganta em ambos os sexos, tudo em decorrência da doença.
Porém, a alta taxa de transmissão mostra que a doença deve ser diagnosticada e controlada o quanto antes. Um dos sintomas mais comuns em homens, é a presença de verrugas genitais ou condilomas que não coçam nem trazem qualquer desconforto. A manifestação dessas lesões ocorrem dependendo da competência do sistema imunológico de cada paciente.
Como saber se tenho HPV?
As verrugas genitais são o maior sintoma nos homens, que podem atingir tanto o pênis, como o pubis, escroto ou o ânus. Porém, mesmo que as verrugas não estejam presentes não significa que o vírus não esteja no organismo. Muitas vezes as lesões são de tamanho microscópico, ou ainda, sequer estão presentes, ainda que haja infecção.
Existem muitos tipos de HPV, alguns podem ser mais agressivos, não apresentar sintomas clínicos importantes e aumentar o risco de câncer genital.
Como prevenir?
Como toda DST, o HPV é prevenido a partir do uso de preservativo, além de consultas regulares no urologista para fazer revisões e exames, especialmente se tiver alguma relação sexual desprotegida. Atualmente, a vacinação contra HPV é feita gratuitamente pelo SUS para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina é de grande auxílio no processo de diminuição de casos, portanto, considere levar seu filho assim que possível.
Não existe forma de curar e eliminar totalmente o vírus, a não ser pelo próprio corpo fazendo a eliminação através do seu sistema imunológico.
E se eu tiver sintomas?
Caso você tenha verrugas, é possível fazer um tratamento eficaz e breve. Existem aplicações de pomadas que podem ser eficazes em alguns casos. O melhor tratamento envolve procedimentos simples, a serem realizados em nosso próprio consultório, sem a necessidade de hospitais:
Crioterapia – técnicas e procedimentos com baixas temperaturas nos locais da verruga, sem necessidade de anestesia local e com excelente cicatrização;
Cauterização – feita com ácido ou bisturi elétrico, a cauterização das verrugas genitais é eficaz, na medida que vai “queimar” as verrugas e lesões, entretanto a cicatrização é mais delicada e demorada.
Está em dúvida se tem HPV ou não? Agende sua consulta e vamos analisar seu caso, o importante é iniciar o tratamento o quanto antes!
Sobre o Dr. Rafael Malta
Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.