Precisamos falar sobre IST´s na adolescência

IST's na adolescência

O assunto de hoje importa para todos que possuem filhos. É essencial conversarmos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e seus cuidados durante a adolescência. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia com adolescentes mostrou dados preocupantes:

• 44% dos adolescentes entrevistados não usaram preservativo na primeira relação sexual
  • 35% não usam ou usam raramente o preservativo nas relações sexuais;
  • 38,57% dos meninos revelaram não saber sequer colocar o preservativo.

Além dos riscos de uma gravidez não desejada, existe o risco alto de transmissão de IST’s. Isso reforça a necessidade de conversar e esclarecer sobre o assunto. A consulta com um médico urologista, ainda entre os 12 e 18 anos, é uma grande aliada para levar conhecimento aos jovens em um espaço seguro. Afinal, é essencial que ele se sinta confortável para fazer perguntas sem medo.

As IST’s

Antes chamadas de DST’s, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são aquelas transmitidas principalmente pelo contato sexual (seja oral, vaginal ou anal) sem o uso de proteção. As mais comuns incluem Gonorreia, Clamídia, Sífilis, HPV, HIV e Herpes Genital. Embora exista tratamento para todas atualmente, o foco deve ser na prevenção, ou seja, no uso da camisinha em todas as relações sexuais.

Infelizmente os adolescentes estão mais vulneráveis a estas infecções, seja por desconhecimento, vergonha ou medo de mostrar a inexperiência. Dúvidas são extremamente comuns nesta fase, que ainda considera falar abertamente sobre estes temas um tabu. Além disso, na internet nem todas as informações são de qualidade. Na consulta com o urologista, o adolescente poderá verificar tudo o que precisa saber sobre a vida sexual, métodos de prevenção e controle de natalidade, infecções sexualmente transmissíveis e vacinas, entre outros assuntos.

O diálogo e o conhecimento de qualidade são ótimas formas de prevenção. Por isso, é preciso reforçar: adolescente, vem pro Uro!