A prostatite é uma doença que provoca a inflamação da glândula prostática, sendo provocada por infecções bacterianas, vírus, fungos e outros agentes. Além disso, a prostatite crônica pode ocorrer inadvertidamente, de acordo com a idade avançada.
Como é a prostatite?
A próstata é uma glândula que fica perto da bexiga e uretra, responsável por produzir boa parte do líquido ejaculado pelo pênis. Por isso, as doenças da próstata costumam causar sintomas associados à urina, esperma e bexiga, além de febre. Piora súbita nos sintomas urinários, com jato fraco, dificuldade em esvaziar a bexiga com ardência ao urinar são sintomas comuns. A presença de sangue na urina também pode ocorrer.
Como saber se tenho?
Consultando o urologista, ele irá realizar exames diagnósticos para verificar o tamanho de sua próstata, além de outras alterações. Exames complementares, como cultura de urina/esperma, exames de sangue e ultrassom podem ajudar no diagnóstico.
Como evitar a prostatite?
Apesar de ser causada por infecções, a prostatite apresenta fatores de risco que podem ser evitados, como: estresse, relações sexuais desprotegidas, traumas pélvicos ou beber pouca água.
Quando ficar atento?
As prostatites agudas costumam causar febre, mal-estar e dores na região do abdômen. Já no caso das prostatites crônicas é possível notar desconforto na região dos testículos, lombar e períneo. A dor ao ejacular também é um sintoma comum na doença.
Como tratar?
Dependendo do caso, o urologista irá analisar e indicar o melhor tratamento. Existem opções com remédios antibióticos, suplementos naturais, bloqueadores alfa, entre outros. Por isso a consulta com o especialista é essencial.
E posso ter câncer a partir da prostatite?
Não! Essa dúvida é muito comum entre os pacientes, mas é preciso saber diferenciar uma patologia de outra. A prostatite é uma doença benigna da próstata, e difere-se inclusive da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), pois é causada por uma infecção bacteriana, de vírus ou fungos.
Caso você sinta dores ao ejacular, dificuldade de ereção ou presencie outros sintomas como febre e dores na região, agende uma consulta.
Sobre o Dr. Rafael Malta
Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.