Quando devo ir ao médico urologista?

quando ir ao urologista

A saúde do homem é quase sempre motivo de questionamento ou incerteza. Por não ter o costume de consultar médicos regularmente, muitos pacientes chegam confusos ou por vezes constrangidos ao consultório.

Porém, se existe uma especialidade acostumada com o trato do corpo humano masculino, é a urologia. Primeiro, explicando claramente: o médico urologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário e do sistema genital dos homens, com exclusividade.

O urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário, que inclui órgãos, como a bexiga e os rins, e canais, como a uretra e os ureteres.

Então, quando se trata do sistema reprodutor masculino, incluindo pênis, próstata, testítulo, vesículas seminais, é com o urologista que você deve falar. Porém, não se limita somente à reprodução, mas também às glândulas suprarrenais, que produzem hormônios muito importantes.

Mas em que casos devo procurar um urologista?

Ao consultar o urologista, a saúde do homem é a prioridade. Por isso é indicado ir a um urologista para realização de exames preventivos essenciais, diagnósticos e para tratamentos de doenças urológicas e genitais.

É muito difícil, principalmente para os homens, identificar situações em que a procura por consulta médica é essencial. Temos alguns sintomas que podem servir como sinal de alerta para que você conheça mais os avisos do seu organismo:

Quando sinto dores lombares: isso pode significar problemas no rim, como cálculo renal ou infecção (pielonefrite).

Quando sinto dores no abdômen: dependendo da região pode indicar infecções ou outros problemas.

Quando sinto dor no pênis: quase sempre significa infecção urinária, mais especificamente na uretra, além de doenças inflamatórias.

Quando sinto dor nos testículos: podem ocorrer dores na região por conta de cistos, inflamações, tumores, cálculos renais, problemas na coluna lombo-sacral dentre outras possibilidades.

Quando sinto dificuldade ao urinar ou aumento na frequência: indicativos de infecção, inflamação, crescimento da próstata ou outras lesões.

Quando tenho problemas sexuais: quando temos problemas como impotência, perda de libido, dores durante o sexo, corrimentos, sangue no esperma, ausência de orgasmo ou ejaculação precoce.

Em todos os casos, o urologista é o profissional mais indicado para a consulta. Assim é possível evitar agravamentos e complicações. Então, ao sinal de qualquer sintoma, o ideal é agendar com o médico e conversar francamente sobre o seu problema. Somente dessa forma o tratamento mais indicado poderá ser iniciado.

O urologista também orienta e avalia as doenças sexualmente transmissíveis, realizando exames de rotina como testes em laboratório de sangue para verificar os níveis e resultados, assim como iniciar o tratamento ideal em casos positivos.

Além de todos os sintomas citados, em homens acima dos 50 anos, a visita anual ao urologista é indispensável. Isso para realizar todos os exames preventivos necessários, especialmente no caso de câncer de próstata. Para essa doença, especificamente, homens com 40 anos ou mais que tenham casos na família também devem fazer consultas e exames todos os anos, como forma de prevenção. Lembre-se, cuidar de sua saúde é motivo de orgulho, consulte um urologista e conheça mais sobre seu corpo!

Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.