O nome não é muito conhecido, mas a doença é relativamente comum: Varicocele. Essa é uma patologia que causa a dilatação dos vasos sanguíneos que drenam o sangue que chega aos testículos. São varizes das veias testiculares! O sangue venoso ao sair dos testículos deve retornar a veia cava. Quando esse processo é mais difícil, surge a dilatação ou variz das veias testiculares, que chamamos de varicocele. Esta pode ser uni ou bilateral. É possível que o paciente sinta aumento da pressão e calor nos testículos, podendo levar até a dor testicular crônica.
A doença pode provocar a disfunção testicular e, com isso, a piora da qualidade do sêmen, sendo também a principal causa de infertilidade masculina. As varizes causam o aumento da temperatura local que gera um aumento da produção de radicais livres. Todo esse processo prejudica a formação dos espermatozóides, diminuindo a quantidade e piora na qualidade desses. Mesmo assim, é importante ressaltar que a varicocele não provoca distúrbios da potência sexual.
Sintomas da Varicocele
Para descobrir se o paciente tem a doença, é feito exame físico na bolsa escrotal e a confirmação também pode ser feita com ultrassonografia. Para quem quer ser pai, fica o alerta: cerca de 30% dos homens sem filhos têm varicocele. No grupo de homens que já tiveram filhos anteriormente, essa proporção aumenta para 80%. Ou seja, a infertilidade é o maior problema dessa patologia. Por isso, você deve ficar atento aos sintomas mais comuns:
- Dor na região dos testículos, que pode variar entre o desconforto a dor intensa;
- Sensação de melhora da dor ao deitar-se de barriga para cima;
- Apresentação de inchaço ou presença de caroço nos testículos;
- Sensação de peso ou ardência nos testículos.
Importante dizer que existem graus diferentes de varicocele: I (leve), II (moderado) e III (importante), sendo que os graus II e III são os mais prováveis de causar infertilidade.
Para prevenir a piora da varicocele é importante não estar acima do peso, não fumar e praticar exercícios físicos regularmente! Além disso, um diagnóstico precoce é importante porque quanto mais tempo a varicocele agir, pior será para a função do testítulo na produção de espermatozoides.
É também um ponto de atenção que deve acompanhar todos os homens desde os mais jovens: entre 12 e 13 anos de idade, a varicocele pode aparecer, portanto, a consulta com urologista desde a adolescência pode trazer um diagnóstico precoce.
Tratamento
O tratamento para varicocele pode ser feito com correção cirúrgica, que envolve a ligadura das veias varicosas. Como essas estruturas são muito delicadas, a cirurgia é minuciosa e feita com o auxílio de um microscópio eletrônico. O tempo de recuperação é relativamente curto, bem como o índice de complicações.
Faça seus exames ao menor sinal de desconforto nos testículos e agende regularmente consultas com o seu urologista para monitorar a situação. A Varicocele tem tratamento e precisa ser feito o quanto antes, por isso a importância de um diagnóstico precoce.
Sobre o Dr. Rafael Malta
Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.