Quando falamos no assunto próstata, quase sempre associamos a glândula ao câncer na região, uma das doenças que mais atinge os brasileiros. Ela ocorre quando as células prostáticas perdem sua característica habitual, crescem e invadem os tecidos vizinhos. É uma patologia frequente na vida adulta do homem e merece certamente toda a nossa atenção e cuidados com a prevenção! Mas existem outras doenças da próstata que também devemos ficar alerta, principalmente quando tratamos de check ups e exames preventivos.
Primeiro, aos fatos: a próstata é uma glândula que produz o líquido espermático, substância com nutrientes que conduz e nutre os espermatozóides. A próstata fica bem pertinho da bexiga, que por sua vez, se distende conforme a urina se acumula no interior. Na saída da bexiga temos a uretra, o canal que atravessa a próstata e pênis, até sair no exterior. Então, como todo este sistema é bem unido, qualquer problema que afete a sua próstata pode repercutir também na bexiga e uretra, ou seja, na forma como você urina.
Agora que você já sabe tudo isso, vamos às diferentes patologias que podem atingir a região:
Hiperplasia
É a multiplicação benigna de células prostáticas. Quando se tem a doença, o aumento da próstata comprime a bexiga e a uretra, provocando dificuldade para urinar e redução da capacidade da bexiga em armazenar a urina. A hiperplasia é conhecida pela necessidade de urinar com maior frequência, mas felizmente é uma condição benigna e com tratamento.
Prostatite
É uma infecção da próstata provocada por bactérias que a contaminam. Atinge principalmente adultos jovens e idosos, causando desconforto na região, dores perto da área genital e dificuldade para urinar, além de febre. Pode ser tratada com medicamentos como antibióticos, com alta eficácia, por isso, a única forma de confirmar o diagnóstico é consultando um médico urologista para fazer exames e iniciar o tratamento adequado.
Bexiga Hiperativa
É provocada por uma redução da capacidade da bexiga de armazenar a urina e traz sintomas como urgência urinária (acompanhada ou não de incontinência), aumento da frequência da micção e necessidade de levantar à noite para urinar várias vezes. Sem o tratamento, a redução da qualidade de vida do paciente é estimada, principalmente para aqueles que não conseguem ter uma noite contínua de sono.
Câncer de Próstata
Por fim, a doença mais temida e falada sobre a região prostática. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, existem no Brasil cerca de 70 mil novos casos ao ano. Porém, quando descoberta precocemente tem 90% de chance de cura. Os exames preventivos, tão polêmicos e que geram preconceito, são mais que necessários, já que na fase inicial a doença não apresenta sintomas. Para homens com 45 anos ou mais é recomendado fazer anualmente o exame de PSA e o de toque retal. O tratamento é feito por meio de acompanhamento clínico e também com cirurgia tradicional ou cirurgia robótica, técnica que garante maior segurança aos pacientes e aos médicos.
Agora que você já conhece as doenças que podem surgir na próstata, que tal agendar uma consulta com o urologista? Quanto mais cedo você identifica as causas, mais eficaz é seu tratamento!
Sobre o Dr. Rafael Malta
Médico formado pela Universidade UNIDERP-ANHANGUERA com Residência médica em Urologia no Hospital do Servidor Público Municipal de SP (2013-2015) e Observership em Urologia – Cirurgia Robótica em Detroit (EUA). Membro do corpo clínico dos hospitais Samaritano, Beneficência Portuguesa e Oswaldo Cruz e Professor da Universidade de Medicina Nove de Julho (UNINOVE) desde 2017. Atendimento em São Paulo-SP. Mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.